Apresentação



Após uma perda gestacional de um filho que foi muito desejado resolvi criar este blog para dividir com outras mães minha experiência. Quando busquei alento em grupos de apoio e na internet percebi que a questão da perda gestacional é muito pouco discutida. A sociedade trata o assunto de forma velada e como um tabu. Poucos sabem como realmente lidar quando descobrem que uma mulher que estava gravida perdeu o bebê. As pessoas simplesmente se calam diante do fato e quando se manifestam não sabem como lidar com uma situação tão conflitante que em pouco tempo converte vida em morte. Alguns tratam inclusive com um certo descaso, pois se não houve nascimento, não houve perda, portanto não há nada a lamentar assim como não há nada para gerar comoção.
A notícia de uma gravidez gera sentimento de alegria pelo surgimento de uma nova vida, todo pai e mãe que esperam um filho sonham com o dia dele vir ao mundo. Porém a interrupção de uma gravidez gera a perda de sonhos, de esperança, acaba com as expectativas das pessoas que esperam ansiosas pelo nascimento do filho. Quando este filho não vem todas estas esperanças caem por terra e um imenso vazio passa a fazer parte da vida. Este choro de angustia que nossa sociedade não sabe escutar.
Nos grupos de apoio a perda gestacional os relatos sobre a falta de compreensão, a falta de empatia, a falta de tato sobre o assunto são frequentes. Quase todos que passaram por esta experiência tem uma história a onde se sentiram incompreendidos na sua dor. Por tudo isto que resolvi iniciar este blog para dividir com outras mães de mizuko minha experiência, mostrar para outros pais que perderam seus filhos que eles não estão sozinhos e quem sabe até ajudar a lidar melhor com o luto.
Durante o processo de elaboração do luto tomei conhecimento de uma cerimônia do budismo japonês que homenageia os bebês abortados, nisto surgiu o projeto do Mizuko Kuyo em parceria com a sensei Isshin. Com isto pretendemos disponibilizar esta cerimônia a todos os pais enlutados que querem uma forma homenagear seus bebês.
Deixo claro que os princípios que moldam a religião budista serão abordadas neste blog. A lições aprendidas com meu Mizuko serão descritas neste blog para que possam inspirar outros pais que passaram por experiência perda gestacional e neonatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vitimização ou coragem? Capacidade de cair e se levantar.

Infelizmente por medo do próprio sofrimento (pois ninguém quer sofrer) muitas pessoas criam uma blindagem de "bem estar" e ...