quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Kannon Bosatsu (Kuan Yin) e os Mizukos


Apesar dos Mizukos estarem associados mais frequentemente com a figura de Jizo Bodisatva, algumas vezes pode-se vê-los associados a figura de Kannon (觀音). Não é muito frequente esta associação, mas ela existe. Mas primeiramente vamos explicar um pouco das origens, da história e dos atributos de Kannon Bosatsu.
O nome “Kuan Yin” (Kan'non em japonês) significa literalmente “ver o som” (觀=ver, 音=som), ou em outras palavras “perceber o som”, por isto diz-se que Kannon escuta todos os lamentos. Há a crença de que ela é uma "mãe" muito misericordiosa que escutaria todas as angustias. Por esta razão a figura de Kannon é muito cultuada tanto na China quando no Japão. Por ser uma figura muito cultuada em diversas culturas passou por vários processos de sincretização, inclusive com a figura de Nsa. Senhora católica (porém as duas são diferentes), por isto dar uma só atribuição a Kannon é complicado, pois conforme ela foi sendo assimilada em diversas culturas foi adquirindo atributos diferentes, inclusive em algumas culturas é retratada de forma masculina. Originalmente a simbologia de Kannon vem do bodisatva Avalokiteshvara cultuado no Budismo tibetano.
Aqui ela é mais conhecida pelo nome chinês Kuan Yin, inclusive os adeptos da “grande fraternidade branca universal” dizem ser ela um dos mestres ascensionados (não entraremos em questões da teosofia).
No Japão Kannon tem os atributos da compaixão e da misericórdia. Também é retratada tanto de forma masculina quanto feminina neste país. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vitimização ou coragem? Capacidade de cair e se levantar.

Infelizmente por medo do próprio sofrimento (pois ninguém quer sofrer) muitas pessoas criam uma blindagem de "bem estar" e ...